12 de agosto de 2010

SÃO FRANCISCO DE ASSIS


São Francisco de Assis. Tenho por ele fortíssima admiração. Não é um santo de minha devoção, não recorro a ele nas minhas intercessões, mas eu o amo muitíssimo. Na entrada da minha sala, ele lá está, esculpido em madeira, vindo de Minas Gerais. No meu quarto está esta tela que pintei. Seu manto é feito com gaze hospitalar, ao redor, textura com dourado. Eu ainda não coloquei a moldura. Não senti vontade. Esta pintura encantou-me porque para mim, ela representa a pureza, a singeleza, o desprendimento que Francisco tanto lutara  para conseguir e certamente conseguiu. Conta-se que ele jogava cinza no prato com sopa para não sentir o prazer da gula, antes de comê-la. E o amor  dele a todas as criaturas de Deus? Insuperável, não? Vinícius de Morais tbém o imortalizou na música postada por mim, cantada por mim com os alunos, e tanto por anos a fio. Gostaria de ler uma boa biografia dele. Alguém conhece alguma?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails